Thursday, June 7, 2007

Será que homens e mulheres falam a mesma lingua?

É sabido que a as raparigas aprendem a ler mais rápido e mais cedo que os rapazes e que ambos não se expressão da mesma maneira na linguagem escrita. Por exemplo as raparigas utilizam muitas vezes as palavras como penso, sinto, e verbos de comunicação como falar e ouvir em quantidades muito superiores em relação aos homens. Já estes últimos têm mais tendência para escrever o “facto” e o “nós” num nível fascinante.

A nossa pesquisa revelou exactamente isso, ou seja, analisamos 8 testes (4 de raparigas e 4 de rapazes) de Português da Turma A do 12 ano da escola secundária de Ermesinde e os resultados foram os seguintes:

Os homens utilizaram 17 vezes o “nos”, 3 vezes o “facto” e 5 vezes o sinto \ penso \ verbos de comunicação.

Já as mulheres utilizaram 7 vezes o “nos”, nenhuma usou o “facto” e 13 utilizaram o sinto \ penso \ verbos de comunicação.

Este resultado reforça assim o enorme fosso que existe na linguagem escrita.
A pergunta que se levanta é a seguinte “Terão as hormonas sexuais alguma palavra a dizer?”

Um, investigador diz que sim. Este recolheu o liquido amniótico de vários fetos e calculou a dose de testosterona existente. Depois destes nascerem e quando tinham 18 meses o investigador sondou o vocabulário da criança e descobriu que os fetos que produziram mais testosterona no ventre da mãe têm um vocabulário mais reduzido nos primeiros anos de vida. Isto porque durante o desenvolvimento fetal, uma maior quantidade de testosterona induz um maior desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro e a linguagem normalmente está no Hemisfério esquerdo. Assim se prova que existe um elo de ligação entre a hormona, o cérebro e a linguagem.


No acto de ouvir e falar, os homens têm tendência a mostrar uma actividade cerebral muito localizada no lado esquerdo do cérebro. Já as mulheres mostram actividade em ambos os lados do cérebro. Isto pode explicar porque é que as mulheres dizem sempre que os homens não as estão a ouvir e estão sempre distraídos.


Outra diferença bem notória é na expressão de opiniões. Enquanto que uma mulher na generalidade compreende e dá valor a outras opiniões embora valorize mais a sua e a tente defender. O homem já é capaz de dizer que está errado o que o outro está a dizer ou até que é o argumento dele é bom mas o seu é melhor. Assim as mulheres discordam de forma indirecta enquanto que os homens são mais directos e agressivos a discordar.

3 comments:

Anonymous said...

ISSO NAO PODE SER VERDADE

BAHHHHH!!!!
AS MULHERES SAO INFERIORES AOS HOMENS TODA A GENTE SABE.
OS HOMENS É QUE MANDAM, AS MULHERES SÓ SERVEM PA LIMPAR A CASA E AS RUAS. E TENHO DITO. VEJAM LÁ SE APRENDEM É COMIGO.

Anonymous said...

Idiota

Anonymous said...

pois realmente aprendesse mt com o anonimoa acima k os o cerebro dos homen tem bastante "corrente de ar" e k alguns sao tb bastante anormais, igorantes, idiotas,...