Saturday, June 9, 2007

O Fim







Fecha-se uma porta, abre-se uma janela! Para trás não ficará só este projecto de que nos orgulhamos, fruto de horas e horas de trabalho, horas de sono esquecidas, suor, conflitos ultrapassados, problemas contornados e sucessos conquistados, ficará também todo um mundo diferente, que fez de nós o que somos, que nos preparou para a vida nova que nos está reservada. Este é o fim e o começo. É o fim do nosso projecto, das aulas, e o início dos exames, é o fim de nós como adolescentes, o fim de uma etapa e o começo de muitas outras, o início da nossa vida futura, …
Não queremos despedir-nos sem dizer o quanto nos deu “gozo” realizar este projecto. Escolhemos um tema difícil, mas por isso mesmo, bastante aliciante, que nos obrigou a superar os limites que talvez julgássemos intransponíveis, realizamos workshops, do riso que só agora começa a ter adesão em Portugal, dos sentidos, uma visita de estudo a Lisboa, filmes que abordaram o amor, inquéritos, tratámos dados, interpretámo-los sempre com o ideal de fazer o melhor, sempre com o ideal de perfeição. Como disse um dia Fernando Pessoa “ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes.”
Não nos arrependemos do que fizemos, aprendemos muito, não só a nível de conteúdos do tema, mas sobretudo a nível pessoal, não nos arrependemos do esforço porque esse foi recompensado no final de cada actividade, com um sentimento que só quem dá de si consegue perceber, mas também nos questionamos…Estamos numa fase decisiva, onde o que está em jogo é o nosso futuro, até que ponto esta disciplina recente é fundamental, para mais num 12º ano? Será que não perdemos energia que agora poderá ser o elemento essencial para seguirmos o nosso sonho? A própria vida não se encarregará de nos ajudar a crescer? Até que ponto outros grupos acharam proveitosa esta disciplina e o seu projecto?
Queremos agradecer todos os comentários, pois sem eles não poderíamos ter uma percepção do impacto do nosso projecto. Também foram fulcrais para o dinamismo e para a vida atribuída a esta tarefa, o nosso blog.
Desejamos o melhor para todos!

Grupo Pact:
Andreia Dias
Catarina Soares
Pedro Pinto
Tatiana Veloso

No comments: